CATEQUESE

Introdução

Catequizar é fazer ecoar a Boa-Nova de Jesus Cristo, para que todos tenham vida em abundância (cf. Jo 10,10 ). Ecoar significa fazer eco, ressoar na mente e no coração. Atualmente, escuta-se muita coisa que entra por um ouvido e sai pelo outro. O que ecoa não sai, permanece na pessoa. Fazer ecoar, na catequese, significa anunciar Jesus para ser acolhido ao longo de toda a vida da pessoa. A catequese é, portanto, um processo permanente, um caminho contínuo para seguir Jesus e anunciá-lo. É um chamado ao discipulado e à missão. Quem crê, anuncia!*

" A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma de suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado (1). Deste modo lhes confiava Cristo a missão e o poder de anunciar aos homens aquilo que eles próprios tinham ouvido do Verbo da Vida, visto com seus olhos, contemplado e tocado com as suas mãos (2). Ao mesmo tempo, confiava-lhes a missão e o poder de explicar com autoridade aquilo que Ele lhes tinha ensinado, as suas palavras e os seus atos, os seus sinais e os seus mandamentos. E dava-lhes o Espírito Santo, para realizar tal missão.
Bem depressa se começou a chamar catequese ao conjunto dos esforços envidados na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a acreditar que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, mediante a fé, tenham a vida em Seu nome (3), para os educar e instruir quanto a esta vida e assim edificar o Corpo de Cristo." **

Notas
* Livro: Catequese com leitura orante - A mesa do Pão.  Autor: Leomar A. brustoli
** Exortação Apóstolica Catechesi trandendae, pp1

Oração do Catequista

Senhor,
coloco-me diante do teu infinito amor.
Tu me confiaste a missão de anunciar
as maravilhas que Teu Filho
desvendou aos nossos olhos.
Tu me chamaste para ser catequista.
Bem sabes que sou frágil e que
não posso ser profeta de Teu Reino
se não purificares meus lábios e
meu coração com brasa ardente de
Teu amor e de Teu perdão,
como fizeste com o profeta Isaías.
Vejo uma multidão espalhada pela vida
precisando ouvir uma
mensagem de esperança.
Que meus lábios, meu modo de ser e
minha vida anunciem as maravilhas
que podem fazer os homens felizes,
profundamente felizes.
Dá-me, ao mesmo tempo,
o Dom da Ciência e da Piedade.
Sem esclarecido conhecimento da fé
e sem um relacionamento humilde e
carinhoso contigo não poderei ser apóstolo.
Que Teu Espírito Santo penetre agora
e sempre a minha vida; que eu me
deixe impregnar de Teu amor.
Que esse mesmo Espírito acompanhe
minhas palavras e meus gestos e
fecunde os corações de todos os que
estiverem sob meus cuidados pastorais
Eis-me aqui, Senhor, envia-me.

Elaboração de Frei Almir Ribeiro Guimarâes

Catequese: Caminho para o Discipulado

A Igreja Católica no Brasil designou 2009 como o ano catequético. Com as conclusões da V Conferência de Aparecida - SP, onde descobrimos que todo cristão deve ser discípulo missionário. Percebemos também que a catequese é o lugar do discípulo, onde ele escuta, sentado aos pés do Divino Mestre, as palavras de vida e se torna um anunciador missionário. Na Igreja o Papa é o primeiro catequista. Toda 4ª-feira ele dá lições de catequese. Na diocese é o bispo, na paróquia é o pároco e na família são os pais os primeiros catequistas.

Em nossas comunidades paroquias temos uma legião de catequistas que se preparam com cursos apropriados e de forma voluntária transmitem o Evangelho para as crianças, jovens e adultos.

Através dos catequistas a Igreja ajuda as famílias a educarem seus filhos na fé. Nas comunidades da Paróquia São José Operário temos catequistas para ajudar os pais  e padrinhos no batismo, na catequese de 1ª comunhão e crisma e para ajudar os noivos na preparação do sacramento do matrimônio. E ainda catequese para adultos.

Animados por Cristo Mestre com o Lema "Nosso coração arde quando Ele nos fala, explica as Escrituras e parte o Pão" (Lc 24, 32-35), os catequistas são dons de Deus para seu Povo. São graça e luz para a Igreja.

A catequese também dinamiza as comunidades, envolvendo as famílias, trazendo valores espirituais para a vivência cotidiana, por vezes tão sofrida, cruel e violenta.

Que o Senhor acrescente sempre mais catequistas ao se rebanho e que estes também sintam o apoio e a gratidão da comunidade.

Pe. Luis Inácio Flach

AVISOS PAROQUIAIS

Dia 12 de abril 10h ensaio de de cantos para a missa na Matriz São José Operário.

Dia 13 de abril início da Semana Santa, rica de celebrações e horários para confissões. Consulte o folder.

ESTATÍSTICAS

HojeHoje226